Crónicas

Crónica em destaque:

 

Crónica: Quero este Sportinguismo de volta!


É a estreia das crónicas no "O Cantinho de Antuérpia". Vou começar com o tema que mais me preocupa actualmente na vida do Sporting Clube de Portugal. O Sportinguismo... 

Faz hoje um ano que estava em Madrid para apoiar o Sporting.  Mas que grande tarde de Sportiguismo foi. Só quem a viveu percebe do que estou a falar. Orgulho e paixão Sportinguista no seu auge máximo. Eu quero este ambiente único de volta em Alvalade e por todos os estádios do país e estrangeiro onde o Sporting jogue. Eu quero este ambiente único nas tardes dos jogos em Alvalade, com um pavilhão onde apoiaremos as nossas modalidades. Eu quero aquele Sportinguismo alí vivido de regresso à Alvalade! 

Eu tenho saudades de grandes vitórias, de grandes equipas e de grandes treinadores. Mas a primeira coisa a recuperar no Sporting é esse Sportinguismo. Aquele Sportinguismo de orgulho e de apoio à equipa, mesmo em tempos maus como o jejum de 18 anos. Era um ambiente contagiante que passava dos graúdos para os miúdos. E era invejado por todos os rivais. Sem recuperarmos isso primeiro, as vitórias ficam bem mais distantes.

Está na altura de voltarmos a ser o que sempre fomos, diferentes! Está na altura de o Sporting voltar aos sócios e simpatizantes para estes voltarem ao Sporting. Mas nós Sportinguistas também temos culpa pelo actual estado do clube, vamos na conversa da comunicação social (que puxa o Sporting para baixo o máximo que consegue), deixamo-nos ir pelo discurso excessivamente financeiro e acomodado de alguns dos nossos ex-dirigentes e fomo-nos deprimindo.

Temos que voltar a Alvalade, temos de voltar a ser sócios e temos de nos fazer sócios se nunca o fomos.  Não é afastando-nos do clube e não sendo sócios que contribuímos para as coisas mudarem, bem pelo contrário contribuímos é para tudo ficar na mesma. Uma atitude dessas não é estar revoltado, é estar acomodado e indiferente. Se queremos o clube no seu lugar, temos de ser sócios e temos de participar na vida do clube através das Assembleias Gerais.

E os sócios (com mais de 12 meses de associado) têm que ir votar na Assembleia Geral Extraordinária de dia 26 de Março e votar numa mudança. Votar num regresso ao que é o Sporting Clube de Portugal.  Porque eu sou de um clube de gente de classe e diferente, mas sou de um clube popular. Não sou de um clube de uma pequena elite. Porque o Sporting Somos Nós!!!   



Por: André Pereira